12 Anos de Escravidão

Nota: 9/10
Necessário, forte, atemporal e com um elenco estelar, 12 Anos de Escravidão é um filme que mostra o potencial do novato e promissor diretor negro Steve McQueen - ele dirigiu outros dois longas, ambos protagonizados por Michael Fassbender: Hunger Shame, este segundo, bem polêmico, rendeu várias premiações.
Não poderia ser diferente no caso de 12 anos. Ele "fez a limpa" nas premiações onde passou, ficando inclusive com o Oscar (merecidíssimo) de melhor filme.
A escravatura é um tema recorrente nas películas. Mas vemos como McQueen retrata com facilidade, sem medo, e nos apresentando ainda a originalidade fora de série de seu estilo de filmar.
Quem gosta de grandes astros em cena no mesmo filme, vai se esbaldar. Temos Chiwetel Ejiofor, Paul Giamatti, Paul Dano, Benedict Cumberbatch, e ainda sobra espaço para Michael Fassbender e Brad Pitt, além da brilhante atuação da estreante Lupita Nyong'o, que também lhe rendeu o Oscar.
Baseado no livro homônimo escrito pelo personagem de Ejiofor, Solomon Northup, acompanhamos de perto o drama na vida do homem anos antes da guerra civil: negro, livre, e com existência pacata ao lado de sua família em New York, tem a vida virada de cabeça para baixo ao cair numa emboscada e se tornar um escravo. Uma obra marcante do cinema contemporâneo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

O Telefone Preto